Futuro Administrador

Administração em geral


    Com a crise, como manter um ambiente de trabalho agradável?

    Compartilhe

    Com a crise, como manter um ambiente de trabalho agradável?

    Mensagem por Ricardo em Ter Mar 31, 2009 11:49 am

    Por Luana Cristina de Lima Magalhães - InfoMoney

    Em tempos de crise, o estresse, a ansiedade e o clima de tensão podem tomar conta do ambiente profissional, prejudicando mais ainda os negócios. Diante desse cenário incerto, o que um gestor e sua equipe devem fazer para ter um ambiente de trabalho agradável?

    De acordo com o diretor de operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, a chave para conseguir um ambiente de trabalho agradável é a motivação.

    "Motivados, os empregados encaram objetivos desafiadores, assumem riscos calculados. Além disso, eles buscam as informações necessárias para descobrir como ter êxito nas tarefas em que estão envolvidos e, consequentemente, podem diminuir os impactos da crise na empresa", revela Costa.

    O consultor ressalta que a motivação não deve ser provocada apenas nos momentos de crise, mas constantemente. "A motivação depende de cada um, das relações dentro da organização, do tempo em que estão na empresa. Por isso mesmo é que deve ser continuamente trabalhada pelos gestores e líderes em geral".

    Como ter uma equipe motivada?

    Costa afirma que, para manter uma equipe motivada, o líder precisa saber das necessidades de seus colaboradores, estabelecer metas individuais e recompensá-los de forma igualitária pelo bom desempenho.

    Para auxiliar nessa tarefa, Costa revela algumas atitudes que podem conquistar a empatia e o empenho da equipe:
    Remuneração variável voltada para metas de resultados;
    Reconhecimento pelo bom trabalho desenvolvido;
    Respeito aos horários e às férias - não solicitar que o colaborador deixe de tirar as suas férias ou fique trabalhando horas a mais sem ser remunerado;
    Tratar cada membro da equipe de forma individual;

    A equipe

    O consultor destaca também que cada membro da equipe precisa fazer a sua parte, para ter um ambiente de trabalho ameno, mesmo que a empresa esteja diante de uma crise econômica.

    "O profissional, nesses momentos difíceis, precisa continuar a ser dedicado, focar nos seus resultados, ter uma comunicação direta com o seu gestor e ficar atento ao momento que a empresa está passando. Além disso, procure evitar uma postura arrogante ou de insatisfação com o seu emprego, pois essas atitudes podem ser fatais", finaliza.


    Fonte: Administradores.com.br
    http://www.administradores.com.br/noticias/com_a_crise_como_manter_um_ambiente_de_trabalho_agradavel/21956/

      Data/hora atual: Ter Out 17, 2017 8:29 am