Futuro Administrador

Administração em geral


    Planejamento Empresarial...

    Compartilhe

    Planejamento Empresarial...

    Mensagem por Ricardo em Sab Ago 28, 2010 10:11 am

    Planejamento empresarial: que desafio é esse?

    O planejamento empresarial refere-se às decisões presentes que tem implicações nos rumos futuros da empresa. É ferramenta essencial para a empresa que deseja definir o seu futuro, mobilizar recursos em direção aos propósitos de curto e longo prazo, assumir o controle do seu destino, enxergar oportunidades, introduzir a disciplina de pensar a longo prazo, gerar compromisso e direcionar as atividades dos colaboradores.

    No modelo proposto por Bruno Henrique Fernandes e Luiz Hamilton Berton e adotado pelo SEBRAE em programas de capacitação, o planejamento empresarial percorre as seguintes etapas:

    Definição do negócio – onde a empresa atua, o setor, o produto, os serviços, o cliente que pretende atingir. A definição do negócio não pode ser ampla a ponto de não orientar para nada, levando a perda de foco. Ou, no limite, restrita a ponto de não permitir descobrir o que a organização faz.

    Análise do ambiente externo – a análise do setor em que a empresa atua é importante, para isso não podem ficar de fora os aspectos econômicos, sociais, políticos e tecnológicos. Entender o ciclo de vida do setor e os fatores-chave de sucesso é fundamental para embasar os planos futuros.

    Análise do ambiente da organização – Identificar e compreender as competências da organização, ou seja, o que a organização faz bem, em que ela é forte e dificulta a imitação por parte da concorrência. Os seus pontos frágeis também devem ser identificados e analisados.

    A partir dessas análises pode-se partir para a formulação das estratégias, que incluem as seguintes tarefas:

    Delimitação da missão – para que a empresa existe; delimita sua atuação dentro do negócio escolhido.

    Definição da visão – onde a empresa quer chegar num prazo definido; a visão é a explicitação do que se idealiza para a organizaçã

    Definição de objetivos – são importantes para conferir foco, mas devem ser detalhados (ou desdobrados) em ações menores para não se perderem na generalidade para as diferentes áreas da empresa: marketing, finanças, produção, pessoas etc.

    Com tudo isso definido é hora de colocar para funcionar.

    É nessa fase que belos planejamentos e excelentes estratégias vão parar na gaveta. Leia mais e comente no blog Empreendedorismo e Planejamento.

    Fonte:http://mundosebrae.wordpress.com/2009/12/11/planejamento-empresarial-que-desafio-e-esse/


    _________________
    Ricardo Avelino
    Administrador do Fórum

      Data/hora atual: Qui Dez 14, 2017 1:56 pm